A nova secretária de Educação de Campos, Luciana Eccard, é a entrevistada desta segunda-feira (20) do Folha no Ar, da Folha FM 98,3. Na pauta, entre outros assuntos, a polemica com relação ao Kit Alimentação distribuído pela Prefeitura aos alunos da rede municipal, os desafios para conclusão do ano letivo devido à pandemia do novo coronavírus e as mudanças na área da Educação implantadas nos últimos anos.
Além de acompanhar a entrevista pelo rádio, é possível assistir e interagir pala live do Facebook, na página da Folha FM 98,3.
Brand foi o entrevistado desta segunda do Folha no Ar
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Foto: Cláudio Nogueira
“O sistema educacional de Campos tinha se tornado uma máquina de gerar analfabetos. Não só analfabetos funcionais, analfabetos mesmo. Os alunos chegavam ao 6º ano sem saber ler e escrever. A gente teve de fazer um programa de correção de fluxo, com todo foco na alfabetização”. A afirmação é do secretário de Educação de Campos, Brand Arenari, entrevistado desta segunda-feira (20) do Folha no Ar, da Folha FM 98,3. A “máquina” citada por Brand é com relação à aprovação automática na rede municipal, que era um método adotada na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Pros). O secretário pontuou o fim dessa prática entre outras ações pedagógicas no período que está à frente da pasta, falou sobre a possibilidade de ampliação e o resultado positivo da instalação do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), a eleição para direção escolar, que acontece no próximo mês.
A eleição para diretor escolar da rede municipal acontece no próximo dia 12. As comissões eleitorais de cada unidade, bem como os candidatos já estão inscritos. Promessa de campanha do prefeito Rafael Diniz (Cidadania), a escolha no voto dos gestores escolares era um pleito antigo da categoria. De acordo com o secretário, a intenção era ter realizado a eleição já no primeiro ano da atual gestão, inclusive com a comissão para essa finalidade tendo sido montada, segundo ele, em 2017. Contudo, a demanda interna da secretaria e os ajustes até a elaboração do projeto adiaram a realização do pleito. O mandato para o diretor eleito será de dois anos e, de acordo com Brand, nesta eleição a maior parte das escolas tem candidato único e quase todas com quem está à frente da direção envolvido na chapa.
A experiencia com a instalação do Cemei foi outro ponto bastante destacado pelo secretário. “Eu tenho certeza que esse (a educação do tempo integral) é o caminho para educação, o caminho para a sociedade”, destacou. Brand falou, ainda, que os planos do governo era ter até o fim de 2020 oito Cemeis, mas a crise econômica de 2019 fez com que esse cálculo fosse revisto. Agora, a intenção é que até o fim do ano mais uma unidade esteja em funcionamento.
O secretário lembrou também ações realizadas pela sua equipe durante os primeiros três anos da gestão Rafael. Ele lembrou o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) profissionalizante, a aferição interna da secretaria com relação ao nível de conhecimento dos alunos da rede e ações relacionadas à alfabetização dos alunos:
— A gente aumentou em dois tempos a carga de Português e Matemática, para equiparar nosso tempo com as escolas privadas. Nas nossas escolas, agora, nós temos seis tempos de Português e Matemática. Quando nós chegamos, eram quatro tempos. É impossível aplicar todo conteúdo de Português e Matemática com quatro tempos semanais. Outro elemento importante foi a ruptura com o sistema que conduzia à aprovação automática. Ao nosso ver pedagógico, a aprovação automática é um desastre.
A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (23) mais uma chamada para professores substitutos aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2018 para contratação temporária. Foram mais 56 convocados, sendo 20 para Professor II (25h), 8 para Professor II (35h) e 28 para Professor I, divididos por áreas do conhecimento: História (2), Português (6), Geografia (5), Matemática (6), Ciências (4), Inglês (2) e Arte (3).
Os selecionados devem comparecer à sede da Smece nesta segunda-feira (27) para entrega de documentos, habilitação e cadastro. Os convocados como Professor II (25h e 35h) devem se apresentar às 9h. No caso de Professor I, às 14h. A secretaria fica na Praça Cinco de Julho, 60 (prédio da antiga Estação Ferroviária).
É necessário levar: Cédula de Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral; Documentação comprobatória de nível de escolaridade e formação para o cargo pretendido; 01(uma) foto colorida 3X4 recente; Carteira de Trabalho (cópia da parte da foto frente e verso); Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos; Cartão PIS/PASEP; Comprovante de Residência; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais; e habilitação para a função pretendida.
Após esta etapa, haverá o encaminhamento para escolha de local de atuação, que ocorrerá na terça-feira (2). No turno da manhã a escolha será para Professor II. Já para Professor I, a escolha acontece no turno da tarde.
Aqueles que faltarem, sem justificativa, serão considerados desistentes. As chamadas ocorrem de acordo com a demanda das unidades de ensino, seguindo a ordem de classificação.
A Prefeitura de Campos vai realizar concurso público para área da Educação. No Diário Oficial desta quinta-feira (25) foi constituída a Comissão Interna para organização do certame 01/2019. O grupo será responsável pelo levantamento de dados, bem como diagnóstico das necessidades e orientação quanto à realização do concurso público. Somete a partir dos levantamentos será possível falar em número de vagas e cargos que estarão disponíveis. No entanto, apenas a possibilidade de concurso ainda este ano já gera grande expectativa.
A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (27) mais uma chamada para professores substitutos aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2018 para contratação temporária (confira a relação no fim do post ou aqui, nas páginas 5 e 6). Foram mais 108 convocados, sendo 65 para Professor II (25h), 2 para Professor II (35h) e 41 para Professor I, divididos por áreas do conhecimento: História (3), Português (14), Geografia (5), Matemática (11), Ciências (1), Inglês (2) e Arte (5).
Os selecionados devem comparecer à sede da Smece nesta quinta-feira (28) para entrega de documentos, habilitação e cadastro. Os convocados como Professor II (25h e 35h) devem se apresentar às 9h. No caso de Professor I, às 14h. A secretaria fica na Praça Cinco de Julho, 60 (prédio da antiga Estação Ferroviária).
É necessário levar: Cédula de Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral; Documentação comprobatória de nível de escolaridade e formação para o cargo pretendido; 01(uma) foto colorida 3X4 recente; Carteira de Trabalho (cópia da parte da foto frente e verso); Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos; Cartão PIS/PASEP; Comprovante de Residência; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais; e habilitação para a função pretendida.
Após esta etapa, haverá o encaminhamento para escolha de local de atuação, que ocorrerá na segunda-feira (1). No turno da manhã a escolha será para Professor II (25h). Já para Professor II (35h) e Professor I, a escolha acontece no turno da tarde.
Aqueles que faltarem, sem justificativa, serão considerados desistentes. As chamadas ocorrem de acordo com a demanda das unidades de ensino, seguindo a ordem de classificação.
O prefeito Rafael Diniz (PPS) sancionou a Lei nº 8.752, de 25 de maio de 2017, que concede meia-entrada aos profissionais do magistério da rede municipal de Educação. A ação, publicada no Diário Oficial de Campos dessa segunda-feira (5), já está em vigor e contempla servidores atuantes na docência, planejamento, administração, supervisão, orientação e inspeção educacionais, assim como aposentados nessas áreas. Apresentada pelo vereador Cabo Alonsimar (PTC), que pode perder a cadeira a qualquer momento, com a posse dos não diplomados, a Lei foi aprovada rapidamente, segundo o parlamentar, por grande articulação nos bastidores.
O desconto de 50% é assegurado em estabelecimentos de diversão, cultura, lazer, eventos esportivos, teatrais, circenses, cinematográficos e de artes em geral. O benefício é válido em todo território municipal. Para fazer valer o seu direito, o servidor precisa apresentar carteira de identidade funcional e/ou contracheque emitido pela prefeitura, acompanhado de documento original com foto.
A Câmara de São João da Barra aprovou na sessão desta quarta-feira (19), a lei n° 012, do Executivo, que permite a criação de novas vagas para a convocação de candidatos aprovados no último concurso público na área educacional no município. São 30 vagas para cargo de auxiliar de creche; três vagas para cargo de Professor I (Português); 10 vagas para professor I (Matemática); 14 vagas para o cargo professor II (educação infantil – creche) e uma vaga para secretário de escola. Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PP), esta lei é de grande importância e visa suprir necessidade na educação.
O retorno dos mais de 7,7 mil alunos à rede municipal de ensino de São João da Barra, nesta segunda-feira (6), foi marcado por alguns transtornos. Em algumas escolas os alunos precisaram ser dispensados mais cedo em todos os turnos devido à falta de merenda escolar, além da falta de profissionais — já que os efetivos não são suficientes para atender à demanda e até o momento não houve contratação divulgada. Nos últimos dias, a secretaria de Educação lançou edital para aquisição de merenda escolar. A apresentação de propostas acontece nesta sexta (10).
De acordo com o comunicado da secretaria de Educação, informado anteriormente na matéria sobre a volta às aulas (divulgada pelo site da Prefeitura), “as escolas estão sendo fomentadas, dentro das possibilidades do município, com materiais, equipamentos, merenda, assim como a demanda de funcionários”.
Contestada, a secretaria informou em nota que “está buscando, de forma responsável e dentro da lei, soluções que possibilitem, a cada dia, uma educação digna e de resultados, atendendo às expectativas e os anseios dos sanjoanenses. E reafirma ainda, que tem como intuito viabilizar aos envolvidos na rede municipal de ensino, o aparato necessário para o desenvolvimento, com comprometimento de toda equipe técnica, diretores e professores”.
As escolas da rede municipal de São João da Barra recebem nesta segunda-feira (6) os alunos para o início do ano letivo. Diferente de outros municípios, que iniciaram as aulas antes do carnaval, SJB prorrogou a primeira para 6 de março com o intuito de solucionar pendências. No entanto, nem tudo garante que será um dia tranquilo. Isso porque ainda não foi divulgado se houve contratação de professores, e os efetivos não são suficientes para atender a demanda, os servidores de outras cidades estão sem vale-transporte, sem contar que a primeira licitação do atual governo para merenda escolar só vai ocorrer nesta semana.
A Prefeitura não divulgou o número de alunos da rede municipal e quantas escolas estarão em funcionamento. Tendo como base os dados do ano passado, são mais de sete mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 40 escolas.
Em tempo – Caro leitor, o blog não era atualizado desde o dia 24 de fevereiro. A partir desta segunda, com o fim das férias deste blogueiro, as atualizações voltam ao ritmo normal.
A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra irá realizar nesta terça-feira (14) o recadastramento dos servidores públicos municipais, com letras iniciais do nome Q, R, S, T, U, V, W, Y, Z. Os funcionários devem se apresentar na sede da Semec, localizada na Avenida Rotary s/n, das 9h às 17h (entre o Centro de Emergência e a Delegacia).
O recadastramento aconteceria na última sexta-feira e foi cancelado devido à necessidade de realizar ajustes técnicos. Será o último dia do procedimento, que teve início dia 06 de fevereiro.