Macaé e Porto do Açu na Rio Oil & Gas
23/09/2022 | 06h18
Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro
Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro
As maiores marcas do setor de petróleo e gás têm encontro marcado na próxima semana, na Feira Rio Oil & Gas, a ser realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) entre os dias 26 e 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. E o Norte Fluminense estará representado nesse que é um dos maiores eventos do setor no mundo, com a participação da Prefeitura de Macaé e do Porto do Açu.
Mais de 350 expositores estarão reunidos em 51 mil metros quadrados, por onde devem passar cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias do evento, que promete 300 horas de conteúdo ao vivo e online, gerando conexões e novos negócios.
Com mais de 16 mil novos postos de trabalho criados por segmentos ligados à indústria de óleo e gás, Macaé apresentará na Rio Oil & Gas o cenário econômico no município, favorecido pela redução da alíquota de ICMS e investimentos em infraestrutura que contribuem para a atração de empresas.
— Somos a cidade com maior saldo de empregos gerados nos últimos dois anos. Esses números refletem o sucesso da tomada de decisões do governo em lutar, junto ao Governo do Estado, pela redução da alíquota de ICMS para indústrias que se instalam na cidade. Esses resultados são possíveis porque, além da redução da incidência do ICMS sobre o gás que chega aos terminais instalados em Macaé, a Prefeitura tem investido em infraestrutura e mantém relação institucional com as empresas que desejam investir na cidade. Esse cenário é uma grande oportunidade para Macaé se consolidar como a maior referência nacional para a indústria de óleo, gás e energia — destacou o prefeito Welberth Rezende.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, afirma que Macaé é a principal vitrine de investimentos no mercado de óleo, gás e energia do país, por meio da consolidação de empreendimentos como o Parque Térmico Sudeste, a nova planta da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e o Tepor (novo porto), que, juntos, somam mais de R$ 25 bilhões em negócios, projetando um novo ciclo de desenvolvimento e de progresso. “Esse é o maior ativo da nossa cidade, que será apresentado durante os quatro dias da edição da Rio Oil & Gás deste ano”, ressaltou o secretário.
Instalado em São João da Barra, o Porto do Açu também estará presente da feira. Além de atrações especiais no estande do empreendimento, integrado com a Vast Infraestrutura, os visitantes poderão acompanhar os executivos do Porto em painéis com temáticas do mercado e debates sobre a transição energética.
As inscrições para participar do evento devem ser feitas pelo site www.riooilgas.com.br/.
Comentar
Compartilhe
Complexo do Açu marcará presença na Feira de Oportunidades
19/08/2022 | 08h31
Complexo do Açu
Complexo do Açu / Divulgação
Maior empreendimento da região, o Complexo Portuário do Açu também marcará presença na quinta edição da Feira de Oportunidades, a ser realizada nos dias 4 e 5 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, com expectativa de atrair 20 mil pessoas por dia. Com estandes lado a lado, a Porto do Açu Operações, Dome, Ferroport, GNA e Vast vão apresentar os negócios em andamento no complexo portuário em São João da Barra, ramo de atuação das empresas, informações sobre processos seletivos e canal para acesso às oportunidades.
A Porto do Açu destaca que faz questão de participar de eventos como esse, por se tratar de um caminho ideal para estreitar a relação entre escola, empresa e comunidade, criando um espaço de integração, promovendo troca de conhecimento e experiências entre o maior complexo porto-indústria do país e comunidades portuária e acadêmica.
As empresas do complexo portuário também promoverão palestras e minicursos por meio do Conexão Açu, que é um projeto que tem como missão estreitar ainda mais o relacionamento do Porto do Açu com potenciais clientes e parceiros, além da comunidade acadêmica e portuária, em um intercâmbio de conhecimento e experiências com o seu time.
Em 2019, o Porto do Açu também participou da Feira de Oportunidades, que foi um sucesso e teve público aproximado de 20 mil visitantes.
— Como maior projeto estruturante em desenvolvimento na região, entendemos a importância de estarmos presentes em eventos acadêmicos como esse, de apoiarmos a formação profissional dos jovens e de oferecermos oportunidades aos talentos locais. Nosso objetivo é compartilhar informações sobre o complexo, o setor portuário e o mercado de trabalho em geral. Através dessas interações, temos ainda a possibilidade de identificar potenciais profissionais, já que a contratação na região é uma prioridade das empresas instaladas no complexo, que hoje emprega 7 mil pessoas, sendo 70% mão de obra local — ressaltou a gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu, Viviane Menini.
Pelo menos 20 empresas já confirmaram presença na Feira de Oportunidades, promovida pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) com o objetivo de reunir empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Campos, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Joseli Matias

jmatias@fmanha.com.br