Defesa Civil monitora o tempo e chuva deve permanecer até sábado em Campos
23/01/2026 10:45 - Atualizado em 23/01/2026 11:49
Defesa Civil e Centro de Monitoramento de Desastres
Defesa Civil e Centro de Monitoramento de Desastres / César Ferreira - Divulgação
O Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod), da Secretaria Municipal de Defesa Civil, continua monitorando o índice pluviométrico no município. Nessa quinta-feira (22), foi possível verificar a diminuição do índice pluviométrico que no início da semana teve volume de chuva registrado na localidade de Serrinha, de 117,4 mm. Na terça-feira (20), foi registrado 128,4 mm, já nessa quarta-feira (21), na mesma localidade, o monitoramento pluviométrico foi de 20,4 mm. De acordo com a Defesa Civil, as chuvas constantes são devido à incidência da zona de convergência que está no estado. A previsão inicial é que, no sábado (24), as chuvas comecem a perder força, mantendo o tempo mais estável.
O gestor do órgão, Alcemir Pascoutto, explicou que esta é a segunda zona de convergência no município este ano. “Diferentemente da primeira zona de convergência, registrada nos primeiros dias do ano, a segunda está abrangendo praticamente todo o município. Com isso, a preocupação é manter o controle das ações para que sejam rápidas e que a população fique cada vez mais ciente da situação e passam a ter os cuidados necessários”.

Antônio Ivo, gerente de geoprocessamento do Cemod, explica que a previsão com apoio de satélites é atualizado constantemente. “Na última atualização a gente consegue ver ainda uma predominância de chuva, mas um pouco menos intensa como as previsões iniciais, contemplando até o sábado. Então, a gente vai continuar acompanhando, mas o cenário é um pouco mais de tranquilidade, porque a gente tem aí um cenário atual de chuvas de fracas a moderadas, pelo menos até sábado”.

Pascoutto esclarece que o nível do Rio Paraíba segue normal. “Na medição da manhã dessa quinta-feira, o nível registrado foi de 6,10 m. O Rio Paraíba não está representando problema. Já que estamos verificando o quanto está ficando assoreado e o quanto nós estamos perdendo de quota. Então, essas chuvas que estão vindo estão enchendo primeiro alguns mananciais”, disse o secretário que lembra que caso a população precise, basta acionar o órgão por meio do número 199 e do telefone 98175-2512.

Tempo instável permanece nos próximos dias em SJB

A previsão do tempo emitida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) é de tempo permanecendo instável nos próximos dias, com céu nublado a encoberto até segunda-feira (26).

As chuvas serão de moderadas a fracas nesses dias, incluindo esta sexta-feira (23), e os ventos também estarão de fracos a moderados. A temperatura segue amena, com leve elevação.

Em São João da Barra, a Defesa Civil Municipal segue em estado de atenção coloca à disposição para emergência os seguintes números: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Em SFI, Defesa Civil realiza visita técnica em áreas de risco
Equipes da Defesa Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram uma visita técnica às localidades de Gargaú, Santa Clara, Ilha dos Mineiros e Pedregal nessa quinta-feira (21), em função das recorrentes chuvas que caem no município desde a última terça-feira (20). O objetivo foi verificar a possível existência de alagamentos ou algum tipo de ocorrência nesses locais, que são considerados áreas de risco.

Segundo o diretor da Defesa Civil, tenente Ricardo Cabral, até o momento não há nenhuma ocorrência envolvendo moradores com casas alagadas e não houve a necessidade de intervenção da Defesa Civil. No entanto, o órgão continuará monitorando a situação.

Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (22) 99890-7087.
Previsão - De acordo com o último alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), nessa quinta-feira (22), a tendência é de normalização para possíveis transbordamentos de rios devido à previsão de diminuição no volume das chuvas.

Para os próximos dias, a previsão do Climatempo é de 98% de chance de chuvas na sexta-feira (23), 78% no sábado (24) e 44% no domingo (25).
Com informações da Secom Campos, SJB e SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS