Após conquistar prêmios, Educação de Campos vai representar o Estado em feira nacional
15/12/2025 19:42 - Atualizado em 15/12/2025 19:42
Os investimentos realizados pela Prefeitura na área da pesquisa e da ciência, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), continuam garantindo frutos para o ensino público. Mais uma vez, a Educação de Campos conquistou quatro prêmios na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI/RJ), realizada no sábado (13) e domingo (14), no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC). Uma das conquistas foi na Categoria Divulgação Científica – 8º e 9º anos, cuja vitória garantiu a Campos a Indicação para a Feira Nacional Ciência Jovem, pela segunda vez.

O evento Ciência Jovem será realizado em Recife no final de 2026. A premiação foi concedida à Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, em Quilombo, Dores de Macabu, por meio do projeto Centro de Memória de Práticas Corporais do Quilombo Lagoa Feia, orientados pelo professor Marcilon Bezerra da Silva. Os alunos vencedores são: Antony Victor Carvalho Gomes, Matheus Lourenço da Silva e Miguel Souza Evangelista.
O 2º lugar – categorias 6º e 7º anos – ficou com o projeto “Deixe Apenas Pegadas”: Educação ambiental na praia de Farol de São Thomé, da EM Claudia Almeida de Oliveira, em Farol de São Tomé. O 3º lugar da categoria 8º e 9º anos – também foi garantido pela Escola Claudia Almeida, com o tema Ciência na Restinga: o potencial dos cactos no tratamento de água. O 4º lugar – 8º e 9º anos – foi garantido pela EM Frederico Paes Barbosa, com o projeto Guardiões da Ciência – um clube de Ciências com Escape Room.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora; a gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, Carla Salles, e os professores orientadores participaram da FECTI acompanhando os alunos no último final de semana.

O prefeito Wladimir Garotinho e a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, receberam a comitiva na sede da Prefeitura, nesta segunda-feira (15), para homenagear os envolvidos.
“Os projetos apresentados na FECTI foram selecionados durante a nossa XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos (FEMuCTI), que aconteceu dentro da programação da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento realizado em outubro deste ano no Jardim São Benedito. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e felizes em saber que os investimentos que estamos fazendo na educação estão dando resultados”, declarou o prefeito.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, elogiou os alunos e profissionais. “Alavancar essa identidade positiva da nossa rede de ensino é muito importante para o engajamento e comprometimento de todos com a melhoria do ensino e da aprendizagem. Quanto mais orgulhosa de suas ações nossa rede ficar, melhores serão os resultados que beneficiarão nossos alunos”, disse Tânia.
De acordo com Henrique da Hora, os estudantes premiados integram o Programa Mais Ciência na Escola, da Seduct, cujo objetivo é apoiar, por meio de concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica Junior (ICJr) de interesse da Secretaria, a fim de estimular a vocação cientifica e a formação de novos pesquisadores nas escolas municipais do ensino fundamental anos finais – nas modalidades regular (de 6º ao 9º ano) e EJA (de VI a IX fase).

“O Quilombo da Lagoa Feia será o Rio de Janeiro na Feira Nacional. São nossos alunos que, estudando a própria história, vão apresentar seus achados científicos em uma das maiores feiras do Brasil, que normalmente recebe a presença do ministro. O prêmio de divulgação científica é de Campos. E pelo segundo ano seguido, conseguimos representar o Rio de Janeiro na feira nacional”, comentou Henrique.

Para Carla Salles, a conquista de quatro premiações na FECTI é motivo de grande orgulho para a rede municipal de ensino e, especialmente, para o município. “Esses resultados refletem o investimento contínuo na Educação Pública, com destaque para o Programa Municipal Mais Ciência na Escola, já consolidado como uma política pública permanente. Os quatro projetos premiados integram o Programa e evidenciam a qualidade do trabalho desenvolvido, o protagonismo dos estudantes e a dedicação dos professores orientadores. As premiações reafirmam a excelência dos projetos e fortalecem a Ciência como instrumento de transformação, aprendizagem e formação do protagonismo estudantil”, destacou.
Categoria Divulgação Científica – 8º e 9º anos – Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, em Quilombo, Dores de Macabu. Projeto Centro de Memória de Práticas Corporais do Quilombo Lagoa Feia, orientado pelo professor Marcilon Bezerra da Silva. Os alunos vencedores são: Antony Victor Carvalho Gomes, Matheus Lourenco Da Silva e Miguel Souza Evangelista.

2º lugar dos 6º e 7º anos – Projeto sobre conscientização e educação ambiental da Escola Claudia Almeida, abordando sobre como se relacionar com a praia de Farol, orientado pelas professoras Cláudia Cristina Neves Pinto e Andressa de Souza Batista. Os alunos vencedores foram Davi Lucca Ferreira de Brito Rocha, Ismael Luiz Dos Santos Pessanha e Enzo Emanuel Machado De Souza.
3º Lugar no 8º e 9º anos – Com soluções para purificação da água, alunas da Escola Municipal Claudia Almeida confirmam a vocação da Baixada Campista para ciência e criatividade, e ficaram no pódio dos projetos do Estado, com a participação dos estudantes Alice Barroso de Barros, Kevillyn Manhães Rangel e Sônia Quintanilha Chipolecho de Oliveira, sob orientação dos professores Ana Cláudia Peixoto da Silva e Andressa de Souza Batista.

4º lugar dos 8º e 9º anos – Com uma abordagem lúdica e métodos não formais de ensino, os alunos de Campos exploraram a história de uma mulher que ganhou dois prêmios Nobeis, um de física e um de química. Orientados pela professora Walquíria Petrucci, da Escola Frederico Paes Barbosa, os estudantes Ana Luísa do Nascimento Coelho, Maria Victória Ribeiro Monteiro e Luís Felipe Ribeiro Gomes, foram os responsáveis pelo feito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS