Subdistrito de Guarus, em Campos, terá um batalhão da Polícia Militar
Éder Souza 06/12/2025 14:04 - Atualizado em 06/12/2025 14:04
Bairro Jardim Carioca, em Guarus
Bairro Jardim Carioca, em Guarus / Foto: César Ferreira/ Secom Campos

O subdistrito de Guarus, em Campos, terá um batalhão da Polícia Militar. A informação foi divulgada no início da tarde deste sábado (6) pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, em um vídeo nas redes sociais. A assinatura do decreto de criação do 46º BPM (Guarus) deve acontecer na próxima segunda-feira (9), às 15h, segundo Dauaire. O local de instalação não foi divulgado. Além de Guarus e os bairros da região, a unidade vai atender o município de São Francisco, que atualmente é atendido pelo 8º BPM (Campos).

“Passando aqui para dar uma notícia muito boa para a sociedade campista e também toda a região. Há muito tempo eu e Bruno lutamos por isso desde que ele foi deputado pela primeira vez e eu fui chefe de gabinete dele. Depois eu fui deputado federal e também lutei e briguei por isso (...) como prefeito eu também fiz a solicitação (...) A gente quer, antes de tudo, agradecer ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes, porque Guarus terá um Batalhão de Polícia Militar que vai atender à margem esquerda da cidade, sendo Guarus até o Espírito Santo, e São Francisco”, disse Wladimir.

Maior aglomerado urbano de Campos, Guarus tem cerca de 130 mil habitantes, superando a população de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Mesmo com a evolução comercial e habitacional nos últimos anos, o subdistrito campista é uma região com histórico de altos índices de criminalidade, especialmente homicídios e roubos. O policiamento da região é feito pelo 8º BPM, que atende todas as regiões de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Guarus possui uma delegacia, a 146ª DP.

“Liguei para o coronel Menezes e segunda-feira, às três horas, terá a assinatura do decreto criando esse batalhão. A gente lembra a luta em relação à segurança pública, sobretudo de Guarus. O BPM é um batalhão que atende uma área muito extensa, porque Campos é muito grande, além de atender outros municípios. Eu tenho certeza que segunda-feira vai ser um dia para comemorarmos. Vamos estar juntos na assinatura desse decreto para, enfim, dar início ao tão sonhado batalhão para Guarus e São Francisco de Itabapoana”, disse Bruno Dauaire.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS