IFF: Rede Integrada para facilitar acesso de alunos aos cursos
06/12/2025 07:14 - Atualizado em 06/12/2025 07:14
Divulgação
O Instituto Federal Fluminense, por meio da Pró-reitoria de Ensino, lançou o Programa Redes Integradas. O projeto é para orientar, ampliar e facilitar o acesso de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal aos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFF, desde o período de inscrição até a matrícula. Os municípios de Campos  e São João da Barra, que participam do Projeto Piloto do Redes Integradas, fizeram a adesão ao Programa durante reuniões realizadas entre o IFF e as secretarias municipais de educação.

Dentre os objetivos estão: aumentar número de inscrições, orientar e auxiliar os estudantes durante o processo de inscrição, corrigindo possíveis erros; simplificar o processo de matrícula, fazendo com que os estudantes tenham acesso aos documentos necessários para efetivar a matrícula em tempo hábil; além, de criar um banco de dados que possibilite um melhor planejamento das políticas de acesso e das campanhas de ingresso de estudantes na instituição.

Para o pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal, o programa tem tudo para se fortalecer e ser expandido a diversos municípios das regiões em que o Instituto está presente. “Nós vamos conseguir aumentar a quantidade de inscrições de estudantes oriundos da rede pública e, além disso, fazer com que as matrículas sejam efetivadas, para que a gente consiga ter um acesso concreto, que seja democrático e acessível a diversos públicos”, destaca Vidal.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, Tânia Alberto, ressalta que permitir que um aluno do 9º ano tenha mais informações sobre o IFF e um amparo para se inscrever abre muito mais portas e possibilidades.

De acordo com o secretário de Educação de São João da Barra, Daniel Damasceno, o Programa representa um grande avanço, ao ampliar e democratizar o acesso a instituições públicas de qualidade como o Instituto Federal Fluminense.
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS