Baixa procura por vacina contra dengue acende alerta em Campos
A vacinação contra a dengue em Campos está com baixa adesão. Das 34.110 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que estão aptas para receber a vacina, apenas pouco mais de 1,4 mil foram vacinadas, de acordo com os dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. O imunizante está disponível em mais de 30 salas, de segunda a sexta com horário estendido. Entre os dias 9 de junho e 7 de julho, foram aplicadas 1.484 doses da vacina contra a dengue.
A subsecretaria explica que o município está disponibilizando o imunizante para o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde e a vacina é a forma mais eficaz de evitar complicações da doença, como internação e óbito. O órgão ressalta a colaboração dos pais e responsáveis para que levem os filhos para serem vacinados.
Entre as estratégias adotadas pelo município estão a ampliação dos horários das unidades e ação nas escolas. A subsecretaria informou que Campos é a única cidade da região que realiza a vacinação diariamente, incluindo finais de semana e feriados, com horário estendido, o que representa um diferencial significativo na estratégia de vacinação de seus munícipes.
“Quanto necessário, também é feita vacinação extramuro, como a realizada em quatro escolas da rede pública no mês de junho. Entretanto, para o êxito dessas ações é preciso a adesão do pais, que são ressonáveis por levar os filhos para serem vacinados”, informou a subsecretaria.
Michele do Nascimento é mãe de duas crianças e relata a relevância da vacina para a saúde dos pequenos. “Eu pretendo levar minha filha de 12 anos para vacinar ainda. É muito importante para prevenir os nossos filhos, porque o vírus está circulando por todos os lados. Então, a gente não pode falar que está protegido o tempo todo. A gente tem que se prevenir de alguma forma e a forma mais correta é através da vacinação”, conta.
Ela faz um alerta para que os pais e responsáveis das crianças e adolescentes levem para tomar o imunizante. “É bom a gente orientar os outros pais a estarem fazendo a sua parte e protegendo seus filhos, porque sabemos que só estamos protegidos através da vacinação e isso vai ajudar caso a criança seja picada pelo mosquito e fazer com que ela tenha uma imunidade maior ou tenha sintomas mais leves ou moderados”, relata Michele.
Além disso, a segunda dose, que é essencial para garantir a proteção completa das crianças e adolescentes, já está prevista para começar a ser aplicada a partir do dia 9 de setembro, visto que só pode ser administrada 90 dias após a primeira dose.
A vacina contra a dengue está disponível em 37 salas de vacinação distribuídas por todo o município, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Na sede da Secretaria de Saúde, o Centro de Imunização funciona com horário estendido, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h.