Dora Paula Paes
24/05/2025 08:59 - Atualizado em 24/05/2025 08:59
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Há uma corrida por combustíveis alternativos - como etanol, metanol e biocombustíveis - que ocorre, por vezes, sem grandes alardes dentro das universidades, sendo necessário, entretanto, jogar luz em estudos que podem mudar o cenário futuro. Anne Morais de Sousa, aluna do Mestrado em Clima e Energia na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), polo Macaé, por exemplo, está desenvolvendo uma pesquisa inovadora sobre estratégias de descarbonização em embarcações petrolíferas no Brasil. Graduada em Química pela Uenf e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anne trabalha na Petrobras como técnica em operação e busca aliar sua experiência profissional com uma demanda industrial urgente: reduzir as emissões de CO2 nas operações marítimas da indústria petrolífera.
Sob a orientação do professor Matheus Ferreira Barros, a estudante pretende mapear as principais tecnologias e políticas de descarbonização aplicadas em embarcações ao redor do mundo. A pesquisa está em fase inicial, adianta a pesquisadora, e contempla o estudo de motores híbridos, a partir de combustíveis alternativos como etanol, metanol e biocombustíveis - que têm como matéria-prima a cana de açúcar - , além de políticas de incentivo para viabilizar essas soluções no Brasil.
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O objetivo é encontrar formas de diminuir as emissões de CO2 sem comprometer a eficiência e a segurança das embarcações. “A revisão sistemática da literatura, baseada na proposta de Thomé, Scavarda e Scavarda em seu artigo ‘Conducting systematic literature review in operations management‘, é uma das primeiras etapas do projeto”, explica Anne.
O Mestrado em Clima e Energia da Uenf é um programa interdisciplinar que reúne alunos e professores de diferentes formações acadêmicas e experiências no mercado de trabalho. A escolha do tema da pesquisa reflete uma preocupação global e atual, alinhada com a trajetória profissional de Anne.