Dora Paula Paes
24/05/2025 08:40 - Atualizado em 24/05/2025 08:40
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Os tempos são outros. Todavia, o transporte público continua sendo o grande desafio de cidades, algumas de porte médio como Campos, e a cada governo que se sucede. Hoje, a novidade do teste do ônibus elétrico - um passo para reduzir a dependência do petróleo - com adoção de fonte de energia renovável é acompanhada como surpresa. Historicamente, na década de 50, a cidade era cortada por trilhos, com transporte público eletrificado, por onde passavam os bondinhos, um prenúncio de modernidade que ficou no passado.
Agora em maio, o ônibus 100% elétrico começou a rodar pela cidade em teste por linhas e bairros diferentes. Nas ruas a aprovação é geral. “Estou me sentindo no primeiro mundo. O ônibus é confortável, com ar condicionado e com segurança. Tenho filho com deficiência e também tenho dificuldade em subir escada e, quando vi a grade de segurança e a rampa de acessibilidade, fiquei maravilhada”, disse Márcia Regina Sarney.
O jovem Lucian Soares, que mora no Novo Jockey, também disparou:- Já andei em um ônibus desse em Madri, na Espanha, e não imaginei que fosse ter essa oportunidade em minha cidade.
O ônibus, cedido pela empresa paulista TEVX Higer em regime de comodato, fica por 30 dias. O veículo conta com piso baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita embarque e desembarque de passageiros. Sua autonomia média é de 270 km, número que pode ser ampliado de acordo com a utilização adequada.
O ônibus é equipado com ar-condicionado ecológico e sistema de tecnologia, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real.
Os principais tipos de ônibus elétricos são os movidos a bateria, plug in ou célula de combustível. O ônibus elétrico a bateria (BEV) é 100% elétrico, que utiliza a eletricidade armazenada na bateria para impulsionar o motor. O recarregamento é feito por uma tomada ou um plugue alimentado pela rede elétrica.
O ônibus elétrico convencional a bateria (12 a 15 metros) é o tamanho mais comumente utilizado no transporte rodoviário. Possui apenas uma unidade rígida e conta com dois a quatro eixos.
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Na história - Já para embarcar na viagem de bondes, no passado de Campos, uma boa dica é o trabalho do historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, João Pimentel. Na página da internet “camposfotos.blogspt.com”, Pimentel conta em imagens e legendas a história dos bondes elétricos e a chegada dos primeiros ônibus à diesel na cidade.