Firjan Norte Fluminense celebra 45 anos com legado histórico
21/02/2026 08:32 - Atualizado em 21/02/2026 08:32
Firjan em Campos
Firjan em Campos / Divulgação
A Representação Regional da Firjan Norte Fluminense celebra, neste ano, 45 anos de atuação em defesa do desenvolvimento econômico e social da região. Instalada em 16 de fevereiro de 1981, em Campos, a sede regional consolidou-se como protagonista nas principais conquistas que transformaram o Norte Fluminense nas últimas décadas — e segue com o compromisso firme de construir novos avanços.
Ao longo dos anos, a Firjan esteve à frente de pleitos históricos como a luta pela ampliação dos royalties do petróleo e pela criação das participações especiais da Bacia de Campos. A mobilização iniciada ainda na década de 80, com a campanha pelos Royalties do Petróleo - Mobilização pioneira que originou a política de compensação financeira da Bacia de Campos, contribuiu para a sanção da Lei do Petróleo, em 1997, que elevou a alíquota de 5% para 10% e ampliou significativamente os recursos destinados ao estado e aos municípios produtores — um marco para o fortalecimento das políticas públicas regionais.
A atuação da Firjan em pleitos que fortalecem a região também é destaque no debate e construção de estratégias para otimização e obras de melhorias da BR 101, a implantação da EF 118, estruturação da Estrada dos Ceramistas, a realização de melhorias na RJ 194, no trecho que liga à Ponte da Integração. Além desses temas, atuais e relevantes, a Firjan também contribui no debate em relação à necessidade da derrubada do veto do PL 1440, que reclassifica o clima da região.
Com quatro décadas e meia de história, a Representação Regional da Firjan reafirma seu papel como instituição indispensável nas decisões que impulsionam o crescimento empresarial e promovem qualidade de vida para toda a população. “Seguimos trabalhando de forma incansável, mesmo diante dos desafios que se impõem, estamos buscando uma sociedade mais desenvolvida e igualitária. Chegar aos 45 anos é motivo de orgulho, mas, acima de tudo, é uma responsabilidade de continuar construindo soluções para o futuro do Norte Fluminense”, conclui Francisco Roberto de Siqueira presidente da Firjan Norte Fluminense.
Em 45 anos de atuação, a Federação esteve no centro das discussões de diferentes pleitos contribuindo com debates e temas que continuam em pauta atualmente e que ajudaram a definir os rumos do Norte Fluminense. Além de promover o reconhecimento de empresários e trabalhadores que contribuíram com a evolução da sociedade por meio premiações como a Medalha do Construtor do Desenvolvimento Regional.
Nos últimos anos, a Representação Regional manteve o foco em iniciativas práticas que impactam diretamente a economia e a sociedade. A realização da Rodada de Negócios com Fornecedores para o Porto do Açu aproximou empresas locais de grandes oportunidades, ampliando a competitividade e estimulando novos contratos. “temos realizado um trabalho de ampliação de mercado para as empresas da região. Nos últimos anos nossa equipe de relacionamento empresarial tem atuado de maneira firme e eficiente na elaboração de workshops que ajudam a desenvolver as empresas para inserção no mercado de fornecedores das grandes empresas, especialmente no Complexo do Porto do Açu que ampliou em cerca de 20% o número de fornecedores”, aponta o presidente da Regional.
A criação do Grupo Mulheres na Indústria reforçou o compromisso com a diversidade e a ampliação da participação feminina nos espaços de liderança e decisão do setor industrial.
No ano passado, a Firjan Norte Fluminense realizou a entrega de um laboratório ao Sindicato dos Ceramistas, fortalecendo a qualificação técnica, a inovação e a competitividade de um segmento tradicional e estratégico para a economia regional.
Além disso, a Federação segue apoiando micro e pequenas empresas e promovendo iniciativas voltadas à inclusão produtiva, responsabilidade social e geração de conhecimento técnico. “Nosso objetivo é promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa região e do estado do Rio de Janeiro”, conclui Siqueira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS