Wagner Moura vai receber Medalha Tiradentes da Alerj
Dora Paula Paes 06/02/2026 17:26 - Atualizado em 06/02/2026 17:33
Filme O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura
Filme O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura / Foto: Victor Jucá/Divulgação
A Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), será entregue ao ator, diretor, roteirista, produtor e músico Wagner Moura. A determinação consta na Resolução 1.377/26, de autoria da deputada Zeidan (PT), que foi promulgada pelo presidente em exercício da Alerj, deputado Guilherme Delaroli (PL), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta-feira (06).

Com uma carreira de 30 anos na dramaturgia, Wagner Moura ganhou ainda mais destaque em 2025, ao estrelar o filme “O Agente Secreto”, do diretor Kléber Mendonça Filho. Sua atuação no longa-metragem rendeu os prêmios de melhor ator no Festival de Cannes e de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro, além de estar concorrendo ao Oscar deste ano, a maior premiação do cinema mundial.
De acordo com a autora da homenagem, o artista atua em projetos que buscam romper estigmas e ampliar a diversidade nas telas, sendo uma das principais vozes pelo fortalecimento da representação positiva de latinos em Hollywood. “A homenagem é um reconhecimento à sua trajetória artística e à visibilidade internacional do cinema brasileiro. Wagner construiu uma carreira marcada por talento, compromisso e coragem. Sua atuação em “O Agente Secreto”, reconhecida mundo afora, mostra a força da nossa cultura e a capacidade do Brasil de produzir arte potente e crítica”, destacou.

Carreira - A trajetória do artista começou nos teatros de Salvador, sua cidade natal, onde nasceu em 1976. No cinema nacional participou de diversas produções, como “Deus é Brasileiro”, “O Caminho das Nuvens” e “Carandiru”. Um dos pontos de destaque de sua carreira foi a interpretação de Capitão Nascimento nos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”.

Sua estreia no cinema internacional ocorreu em 2013, no longa-metragem “Elysium”, contracenando com Matt Damon e Jodie Foster. Ganhou projeção internacional ao interpretar o narcotraficante Pablo Escobar, na série “Narcos”, que lhe rendeu a primeira indicação ao Globo de Ouro. Na televisão atuou em diversos papéis, como o vilão Olavo Novaes, vilão da novela “Paraíso Tropical”, do horário nobre da TV Globo. Já no teatro estrelou a peça “Hamlet”, de William Shakespeare. Na área musical é vocalista da banda “Sua Mãe”, que mistura rock britânico com música popular brasileira. 
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS