Orquestrando a Vida realiza desfile de Natal no Jardim do Liceu neste sábado
05/12/2025 20:56 - Atualizado em 05/12/2025 20:56
Jony William explica que a Orquestrando a Vida está preparada para receber novos alunos entre cinco e 17 anos
Jony William explica que a Orquestrando a Vida está preparada para receber novos alunos entre cinco e 17 anos / Antônio Filho/Divulgação
A ONG Orquestrando a Vida, referência nacional em inclusão social por meio da música, realiza neste sábado (06), a partir das 18h, o seu tradicional Desfile de Natal pelo Jardim do Liceu, em Campos dos Goytacazes. O evento é aberto ao público e promete emocionar crianças, jovens e famílias com a apresentação de músicos, personagens natalinos, brinquedos gigantes e a presença especial do Papai Noel.

O desfile transforma o bairro em um grande corredor cultural, com cenografia lúdica, soldadinhos, luzes e toda a atmosfera natalina que se tornou marca registrada das ações da instituição. A iniciativa integra o calendário anual da Orquestrando a Vida, que há mais de 29 anos promove formação musical gratuita para crianças e adolescentes, especialmente de áreas vulneráveis do município.

Coordenada pelo maestro Jonny William, a ONG Orquestrando a Vida é considerada um dos maiores projetos sociais de educação musical do país. Ao longo de quase três décadas, já alcançou milhares de jovens, oferecendo aulas de instrumentos, teoria musical e participação em orquestras e corais. Ao todo, são cinco orquestras, com destaque para a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, reconhecida internacionalmente. Muitos de seus ex-alunos conquistaram vagas em universidades, conservatórios e orquestras profissionais no Brasil e no exterior.

O Desfile de Natal reforça o compromisso da ONG em aproximar a comunidade de suas ações, levando arte, encantamento e cultura para as ruas. A proposta é celebrar o período natalino valorizando a música como ferramenta de transformação social — missão que sustenta a Orquestrando a Vida desde sua criação. "É a primeira vez que fazemos esse desfile e estamos muito empolgados. São cerca de 200 alunos que vão desfilar, duas bandas, uma banda de gaitas escocesas, carros alegóricos, em um presente de Natal para a cidade em que a gente atua, para as famílias", cita o maestro Jonny William.

O evento conta com apoio de instituições públicas e privadas que reconhecem o impacto cultural, educacional e social do projeto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS