Decretos são assinados para criação de batalhões da PM em Guarus e Polícia Ambiental em SJB
26/01/2026 14:59 - Atualizado em 26/01/2026 14:59
Bairro Jardim Carioca, em Guarus
Bairro Jardim Carioca, em Guarus / Foto: César Ferreira/ Secom Campos


O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou, nesta segunda-feira (26), o decreto de criação novos batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) no interior, sendo um em Guarus, local que vem sendo alvo de guerra de facções frequentes, e um da Polícia Ambiental em São João da Barra. Além de Guarus e os bairros da região, o 46º BPM (Guarus) vai atender o município de São Francisco, que atualmente é atendido pelo 8º BPM (Campos).
O deputado estadual licenciado e secretário de Habitação de Interesse Social do Estado, Bruno Dauaire, que participou da solenidade, ressaltou que batalhão na área de Guarus será um passo importante na segurança pública. Ele estava acompanhado do atual Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Menezes.
“O batalhão de Guarus é realidade. Eu quero aqui agradecer ao senhor secretário-coronel Menezes por olhar o nosso interior com esse olhar de responsabilidade. É uma conquista histórica para a cidade de Campos, São Francisco e toda a nossa região. Agradecer também a nova estrutura que vai chegar também para São João da Barra, de um novo batalhão ambiental. O campista aguardava isso, o povo de Iguaruz aguardava isso, e eu quero agradecer ao senhor e ao governador Claudio Castro por atender essa demanda tão histórica para a nossa região, sobretudo para a cidade de Campos”, disse Dauaire.

O secretário também informou que está articulando a cessão de um espaço da Prefeitura de Campos para a instalação do batalhão de Guarus.

“Estou articulando junto a Polícia Militar a cessão de um espaço estratégico da Prefeitura de Campos para instalação do Batalhão de Guarus. Já falei com Wladimir ele deu ok. Saindo a publicação, o secretário da Polícia nomeará um coronel para tocar os trâmites burocráticos desde a abertura de conta do batalhão e também das adequações do espaço para sua instalação”, informou.

Ao comentar o decreto que estabelece a nova reestruturação operacional e administrativa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, assinado nesta segunda-feira (26), o governador Cláudio Castro destacou os impactos positivos da medida, que prevê a reorganização da estrutura da corporação, a melhor distribuição do efetivo e o fortalecimento da presença policial nas ruas.

— É uma mudança importante e positiva. Em uma sociedade em plena evolução, não podemos aceitar que uma instituição como a Polícia Militar permaneça há mais de 50 anos com a mesma estrutura. Estamos organizando melhor a estrutura, distribuindo melhor as equipes, dando mais condições de trabalho para os policiais e valorizando também seus familiares. Uma polícia mais forte é uma polícia mais presente nas ruas — afirmou o governador Cláudio Castro.
A Polícia Militar vai criar, pelo menos, 16 unidades operacionais e administrativas. Estão incluídos batalhões como: 1º BPM (Venda da Cruz - SG), já em funcionamento; o 13º BPM (Maricá); o 42º BPM (Araruama); 44º BPM (Nova Iguaçu), 45º BPM (Jacaré) e 46º BPM (Guarus e São Francisco de Itabapoana).

A reorganização vai transformar oito unidades da Polícia Ambiental em três Batalhões de Polícia Ambiental, 1º BPAM (São Gonçalo), 2º BPAM (Volta Redonda) e 3º BPAM (São João da Barra). A medida busca tornar a PM mais forte e eficiente para agir e prevenir crimes, além de reduzir a sobrecarga dos batalhões já existentes.

Com informações da Ascom do Governo do RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS