Hospital Álvaro Alvim e Sociedade Brasileira de Dermatologia realizam atendimentos gratuitos
O Hospital Escola Álvaro Alvim, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizará no próximo sábado (13). um mutirão gratuito de atendimentos dermatológicos dentro da campanha Dezembro Laranja, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de pele no Brasil. O mutirão acontecerá na Rua Barão da Lagoa Dourada, 409. A participação estará sujeita à disponibilidade de vagas.
O atendimento será realizado das 9h às 15h, no Hospital Escola Álvaro Alvim, sem necessidade de agendamento prévio. A população poderá realizar exames de pele, esclarecer dúvidas sobre prevenção e receber orientações sobre sinais de alerta, como pintas que mudam de cor, feridas que não cicatrizam e manchas que aumentam de tamanho.
Segundo levantamento divulgado em 2025 pela SBD, em parceria com o Instituto Datafolha e a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, cerca de 90 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais (54% da população) nunca consultaram um dermatologista. Para a entidade, a falta de acesso é um dos principais desafios para a prevenção de doenças da pele.
“Esses números revelam um grande desafio que precisamos enfrentar e vencer. O câncer de pele é, em grande parte, evitável, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Por isso, nosso compromisso é ampliar o acesso à informação para que o cuidado com o maior órgão do corpo humano ganhe visibilidade em todo o país”, afirma o presidente da SBD, Carlos Baptista Barcaui.
Alterações simples na pele, como manchas, pintas que mudam de aspecto ou feridas que não cicatrizam, podem ser sinais de doenças graves. A avaliação dermatológica regular é uma forma efetiva de prevenção e preservação da saúde.