Irmãos aposentados realizam doações de mudas de plantas em Campos
Nessa quinta-feira (13), foi comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Para lembrar e incentivar esse tipo de hábito, que tem um imenso valor, os irmãos Ezequias Mota, de 66 anos, e Maria das Graças Joia da Mota, de 62 anos, realizam a doação de mudas e sementes de plantas, principalmente de árvores frutíferas. Após se aposentarem, há pelo menos oito anos, iniciaram as doações no cruzamento entre as ruas Conselheiro Tomás Coelho e Álvaro Tâmega, em Campos. O gesto de carinho proporciona diversas conversas sobre botânica com parte da população contemplada com as mudas na área. No entanto, não basta apenas plantar, a manutenção e o manejo são fundamentais.
Ezequias contou que eles fazem o projeto desde 2017, após a aposentaria dele e da irmã Maria das Graças Joia da Mota. Ele detalhou o processo no início e se lembra do primeiro contemplado que levou uma muda de abacate. Para ele, é um ato de gentileza, respeito e carinho.
"Tudo começou porque eu e minha irmã nos aposentamos. Logo tivemos esta ideia. Ficar parado de braços cruzados não iríamos. Como eu já trabalhei com o meio ambiente, resolvemos fazer coisas diferentes, como a doação das mudas de plantas e sementes. Não é só árvores de frutas que doamos, mas também árvores decorativas. Doação mesmo, não é nada vendido. A gente doa para todos os lugares, passa muita gente de fora da cidade, de outros estados, até de outros países, como turistas de Paris, do Paraguai, da Argentina, que já foram contemplados como nossas mudas, um ato de amor e carinho", disse Ezequias.
Ele enfatizou ainda sobre o medo de vandalizarem as mudas ou pegarem tudo de uma vez no início da ação. "No início a gente tinha medo de botar aqui e uma pessoa só pegar tudo de uma vez ou vandalizar as mudas, mas até que o cidadão é consciente, passa e pega uma ou duas. O primeiro contemplado foi um vizinho que mora aqui do lado, foi um pé de abacate. Até hoje, quando ele passa por mim, ele agradece porque está dando muitos frutos", finaliza o aposentado.
Maria das Graças explicou que são variadas mudas de árvores frutíferas que são doadas.
"Inicialmente a gente doava mudas de abacate porque nós temos um abacateiro aqui no quintal. Depois foi crescendo, veio também graviola, cacau, carambola, jaca, entre outras. A gente também adota mudas que estão querendo morrer, a gente pega para ressuscitar, bota na UTI, e faz o possível para a muda crescer e virar uma árvore. Plantar e virar as costas não pode. Tem que molhar, tem que cercar, tem que vigiar. A frase que a gente coloca todos os dias nas mudas é plantar com responsabilidade: Quem planta cores, colhe arco-íris", finalizou Maria das Graças, com o irmão Ezequias concordando com a frase poética.
O Dia Mundial da Gentileza foi criado em Tóquio, no Japão, há 29 anos, para incentivar gestos de solidariedade, respeito e bondade em busca de um mundo melhor.