Enel remove "gatos" de energia em quatro comércios de Campos
14/11/2025 09:53 - Atualizado em 14/11/2025 09:53
Divulgação
Quatro estabelecimentos comerciais de Campos foram alvos de uma operação da Enel Distribuição Rio, que visa combater as irregularidades no consumo de energia. Os alvos foram um bar/arena de beach tênis, uma distribuidora de segurança eletrônica, uma recauchutadora de pneus e uma fábrica de tijolos. Nesses comércios foram removidos “gatos” de energia e um deles teve o fornecimento de energia suspenso. 

Os técnicos da Enel, acompanhados por policiais civis e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), constataram as infrações em um bar/arena de beach tênis, uma distribuidora de segurança eletrônica, uma recauchutadora de pneus e uma fábrica de tijolos. As ligações estavam conectadas de forma irregular, ora diretamente à rede da distribuidora, ora com fraudes no medidor de energia. Na fábrica de tijolos, as equipes ainda apreenderam 30 metros de cabos de uso exclusivo da distribuidora.

Os responsáveis pelo bar e pela arena de beach tênis não foram localizados. Já o proprietário da distribuidora, um funcionário da recauchutadora e o gerente da fábrica de tijolos foram conduzidos à delegacia e liberados após prestarem depoimento.

As ações contaram com o apoio de policiais da 134ª DP do Centro e da 146ª DP de Guarus, onde foram efetuados os registros das ocorrências. Após as inspeções, as irregularidades foram desfeitas e a fábrica de tijolos teve seu fornecimento de energia suspenso.

Furtar energia é crime e causa riscos

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Com a nova lei sancionada, se o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário, a pena pode subir para até oito anos.

Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Com informações da Assessoria Enel Rio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS