O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CPAm) realizou, nesta segunda-feira (14), duas ações de fiscalização no município de Campos, que resultaram na identificação de atividades industriais em desacordo com a legislação ambiental.
Na primeira ocorrência, os policiais constataram o funcionamento de uma olaria sem a devida documentação autorizando seu funcionamento. A equipe localizou fornos em atividade, grande volume de barro (matéria-prima utilizada na fabricação de tijolos), poço artesiano, extração de argila, estoque de madeira com características de espécies nativas, além de uma retroescavadeira e um caminhão. Mesmo diante da tentativa de evasão por parte dos funcionários, os policiais realizaram a abordagem com sucesso e procederam com a vistoria ambiental no local.
Em uma segunda fiscalização, também nesta segunda-feira, outra olaria em funcionamento irregular foi identificada. Funcionários relataram que o local não possuía licenciamento ambiental. No espaço, os agentes encontraram 16 fornos com tijolos em processo de cozimento, 14 fornos com tijolos prontos, galpões com grande quantidade de tijolos estocados, aproximadamente 150m³ de barro e lenha com possíveis características de madeira nativa.
Ambos os casos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Campos, com base no Art. 60 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Tais ações reforçam o compromisso da Polícia Militar com a defesa do meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro.