Concurso do Banco do Brasil movimenta tarde de domingo em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 26/09/2021 14:37 - Atualizado em 26/09/2021 17:46
Sentimentos antagônicos como medo e otimismo rodeavam a entrada dos locais de aplicação de prova do concurso do Banco do Brasil, em Campos, durante o início da tarde deste domingo (26). Os portões foram fechados às 13h e agora, por todo o Brasil, 1.6 milhão de pessoas disputam as 2.240 vagas imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário. 
Os cargos imediatos disponibilizados pelo Bancos do Brasil são: Agente Comercial; Agente de Tecnologia; Agente Jurídico; Agente de Atendimento; Agente de Segurança Institucional; Agente de Agronegócios; Agente de Marketing e Comunicação; Agente de Investimento e Agente de Ouvidoria Externa.
Em meio a crise econômica que assola o Brasil, o salário inicial de R$ 3.022,37, por jornada de trabalho de 30 horas semanais, somados aos benefícios de participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso a programas de educação e capacitação, além da possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, motiva os candidatos na prova objetiva que conta com 70 questões: 25 delas de conhecimentos básicos e as demais 45 de conhecimentos específicos. 
Os candidatos – muitos deles que já estudam há anos e meses – sabem que serão eliminados àqueles que obtiverem rendimento menor que 50% na apuração total dos pontos previstos na prova objetiva. Desses, 50% devem ser na parte de conhecimentos básicos e 50% na parte de conhecimentos específicos. Ou seja, o candidato não pode zerar nenhum dos conteúdos previstos no edital.
No Estado do Rio de Janeiro apenas a Capital (Rio de Janeiro) e Campos dos Goytacazes foram disponibilizadas como locais de provas. Isso dividiu 595.690 inscritos entre as duas cidades: gerando um movimento atípico para uma tarde de domingo. 
Em Campos as provas foram divididas entre as universidades particulares, como Candido Mendes e Universo e Estácio, e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Na Candido Mendes, aonde a equipe de reportagem da Folha da Manhã acompanhou a chegada dos inscritos – todos eles com máscaras e temperaturas aferidas logo na entrada –, sentimentos antagônicos de nervosismo e otimismo tomavam conta dos participantes.
– Estou nervosa, mas ao mesmo tempo sei que estudei durante meses e me preparei, contei com a ajuda de parentes e me sinto pronta. Agora é colocar em prática tudo aquilo que aprendi e exercitei no curso e nas aulas virtuais para conseguir o meu lugar nestas poucas mais de 2 mil vagas – comentou Fernanda Fernandes Toledo, vendedora de 36 anos, momentos antes de entrar no local de aplicação. 
O gabarito preliminar será divulgado amanhã, segunda-feira (27), e o resultado da prova objetiva estará disponível no dia 4 de novembro, de 2021. 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS