Júlia Alves
04/11/2025 10:02 - Atualizado em 04/11/2025 14:58
Júlia Alves
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos) promoveu, na manhã desta terça-feira (4), o Fórum "Requalificar o Centro – Diálogos para Transformação Urbana", na sede da entidade. O evento reuniu autoridades, especialistas, empresários e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas à revitalização do Centro do município e apresentar casos de requalificação urbana.
Dando início a programação do evento, às 8h45, o CEO do Grupo Aliança Centro Rio, Marcelo Haddad, falou sobre a revitalização da Rua São José, no Rio de Janeiro. Em seguida, a palestra foi com o especialista em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Vicente Loureiro. Ele abordou os incentivos para revitalização de áreas centrais.
Depois, quem comandou a palestra foi o ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, que apresentou um vídeo das e logo depois ministrou uma palestra sobre a revitalização no Centro do município. Em seguida, foi promovido um painel sobre os desafios da revitalização, conduzido por Luciano Falcão, coordenador do curso de Arquitetura do Instituto Federal Fluminense (IFF), com participação dos palestrantes do dia. O encerramento estava previsto para às 12h30, mas o fórum deve se estender para a tarde em cumprimento da programação elaborada e divulgada.
O presidente da CDL, Fábio Paes, disse que o evento desta manhã é um complemento do seminário promovido pela entidade no ano passado sobre revitalização dos centros comercias.
Júlia Alves
"Esse fórum é a consequência do seminário que a gente realizou no ano passado, o seminário de revitalização dos centros. Quando a gente traz o fórum, já é um ambiente de mais discussão. Então estamos trazendo mais especialistas na revitalização do centro, mais parte técnica. Tem toda a questão da participação do governo nesse processo de revitalização, mas o objetivo dessa manhã realmente é trazer mais uma vez para Campos essa inteligência do que está acontecendo em outros centros comerciais não só no estado, mas no Brasil e no mundo inteiro. Então, é um ambiente de discussão de ideias para fomentar e não deixar essa bandeira arriada sobre a revitalização do nosso centro", comentou.
Marcelo Haddad destacou os principais conceitos apresentados na palestra para promover a revitalização nos centros.
"A mensagem que eu dou é a seguinte: a gente tem que encontrar meios. Número um: criar indicadores que evidenciem as necessidades e os problemas da região. É fundamental ter dado concreto. Número dois: a gente precisa falar ativamente de uma pauta de defesa da região. O terceiro é o objetivo, a gente precisa ter um propósito. A gente trouxe a ideia do BID ou das Áreas de Revitalização Econômica. Então, é esse conjunto simples de três iniciativas e conceitos: evidências, pautas e proposta. É o que faz a diferença," pontuou.
André Português já foi prefeito de Miguel Pereira, município do estado do Rio de Janeiro, por duas vezes. Ele também é o atual presidente da Miguel Pereira Tour. André fala sobre a iniciativa da CDL Campos em debater a revitalização do centro do município e cita a cidade que já foi prefeito como exemplo.
"Essa visão da CDL em fazer um encontro como esse é muito importante para o crescimento de uma cidade e para o planejamento. Campos sofre um problema que todas as cidades do Brasil sofrem, porque todas as cidades crescem sem nenhum tipo de planejamento, e aqui não é diferente. Então, quando tem essa iniciativa da CDL junto com o poder executivo da cidade, que hoje tem um prefeito com essa visão moderna também de querer investir na questão da revitalização, abrir essas discussões e ter o entendimento disso é o que vai construir uma cidade melhor. Fiz isso em Miguel Pereira, tivemos grandes resultados. Os empresários prosperaram e hoje vamos estar aqui compartilhando um pouco da nossa experiência frente da prefeitura. Provei que não existe cidade decretada a não crescer, porque existe a cidade sem planejamento e sem projeto. Então, Campos hoje como uma das cidades mais importantes do estado e, com essa iniciativa, quem vai ganhar é a população," comentou.
Durante sua apresentação, Vicente Loureiro apresentou as transformações que acontecem atualmente na sociedade alinhando com as ações que o município deve fazer para que a população volte a circular na área central.
Júlia Alves
"Procurei conversar sobre que transformações estão acontecendo na vida das pessoas e que o reflexo nas cidades, sobretudo nas áreas centrais. No caso de Campos, esses fenômenos estão acontecendo e também há a transição demográfica, período em que a população não cresce, porém, por conta de ações comportamentais, há o crescimento expressivo da população idosa, do estoque imobiliário e do uso de automóveis. Então, a cidade para de crescer, porém, dentro dela há crescimentos importantes que estão alterando o jeito da cidade acontecer. Fiz algumas sugestões de como promover esse renascimento da área central e quais seriam iniciativas ajudariam o mais rápido possível. Falei das questões relativas à mobilidade, a facilidade de chegar ao centro e a prioridade aos pedestres, mostrando o quanto isso é importante para a revitalização desse espaço, além de fazer com que as pessoas voltem a ter vontade de morar no centro", explicou.
O evento é apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), Sicoob Sul e entidades parceiras envolvido com o desenvolvimento urbano e econômico da região.