Folha Letras - Uma década como escritor
19/11/2025 11:55 - Atualizado em 19/11/2025 11:55
Divulgação

Da nova geração de escritores de Campos, o jornalista Antônio Filho, 39 anos, celebra, este ano, sua primeira década como escritor. Em junho de 2015, lançou o primeiro livro da série “Telejornalismo Campista”, que ganhou edição atualizada em 2021. Mais tarde, em 2023, lançou a obra “Teatro Municipal Trianon – 25 anos de cortinas abertas (1998-2023)”, celebrando o jubileu de prata do equipamento cultural que é um dos símbolos da cultura campista, no qual atua na função de coordenador, desde o último mês de agosto.

“Sou campista com orgulho e descobri, na infância, o interesse pela leitura. Ainda pequeno, tive a honra de conhecer os saudosos escritores Waldir Pinto de Carvalho, Osório Peixoto e Amaro Prata Tavares, pois passava minhas férias escolares na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura, onde minha mãe, Isaura Oliveira, trabalhava. Todo aquele contato com escritores tão importantes, sempre autografando suas obras, sempre me encantou”, revela.

Formado em Jornalismo pelo curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Antônio iniciou, em 2006 – penúltimo ano de sua formação –, a pesquisa que resultaria no conteúdo de sua tese de conclusão de curso. Falando sobre a história das emissoras de TV aberta do município, ele apresentou, em novembro de 2007, o documento monográfico, recebendo dos membros de sua banca examinadora, a indicação de transformá-lo em obra literária.
Quando iniciou seu trabalho literário também surgiu a mesma inquietação de outros jovens autores: como publicar:
“Me formei com apenas 21 anos e, naquele momento, me julgava imaturo para publicar um livro. Outro complicador era a falta de contato com as editoras, pois queria lançar um produto à altura da história que pesquisei. Mesmo assim, não parei de produzir fotos e de registrar fatos, nos anos seguintes. Em 2015, por indicação de um entrevistado que lançava seu primeiro livro, consegui o contato com uma editora do Rio de Janeiro e, três meses depois, lancei a obra ‘Telejornalismo Campista – A história da TV aberta em Campos dos Goytacazes’, vendendo, em três anos, mais de 700 exemplares”, detalha Antônio, que, desde 2004, atua como apresentador de TV em canais por assinatura.

A obra mais recente do escritor, revela detalhes da construção e das primeiras duas décadas e meia de existência de um dos maiores e melhores teatros públicos do país.

“Quando o Trianon foi inaugurado, em 31 de julho de 1998, eu tinha 12 anos. Sempre fui plateia e, em 2009, passei a responder pela assessoria de comunicação do referido equipamento cultural, iniciando uma jornada profissional que mudou minha carreira de jornalista. Em 2023, como forma de reverenciar um lugar tão importante para mim, publiquei meu terceiro livro, depois de pouco mais de um ano de pesquisa”, completa Antônio Filho, autor que bancou, com recursos próprios, as impressões de suas três publicações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS