Dora Paula Paes
09/07/2025 07:53 - Atualizado em 09/07/2025 07:53
Reprodução
Diogo Nogueira e Dudu Nobre se apresentam nos dias 11 e 12 de julho, em Cardoso Moreira. O município recebe mais uma vez o Festival Sesc de Inverno, um dos mais importantes eventos multilinguagem do país. Os dois shows são gratuitos e acontecem às 21h.
Nesta 23ª edição, o Sesc RJ promove mais de 700 horas de programação artística em 25 municípios do estado do Rio de Janeiro, com mais de 200 atividades em diversas linguagens e mais de mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita – mais de 95% –, e as atrações pagas terão preços populares.
Reprodução
A Praça Ibrahim Assed, no Centro de Cardoso Moreira, será o palco do Festival Sesc de Inverno, onde se apresentam dois grandes artistas da cena musical brasileira – Diogo Nogueira, no dia 11. O cantor e compositor apresentará ao público seu novo álbum “Sagrado Vol.1”, em que volta às suas raízes do samba ao criar um repertório cheio de batuques, tradição e originalidade.
Já o show de Dudu Nobre será no dia 12. Ele é um dos grandes sambistas brasileiros, autor de sucessos como “Tempo de Dom-Dom” e “A Grande Família”, e que ao longo de sua trajetória conquistou diversos prêmios.
A 23ª edição do festival propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.
Por meio das mais de setecentas horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.
A programação contempla música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, espalhando cultura em 25 localidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Campos dos Goytacazes, Búzios, Maricá, Itaipava (Petrópolis), Sana (Macaé), Cabo Frio, Rio das Ostras, Penedo, Magé, Vassouras, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Porciúncula, Silva Jardim, Tanguá, Grussaí (São João da Barra), Raposo (Itaperuna), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Varre-Sai e Miguel Pereira.
“O Festival Sesc de Inverno 2025 representa o nosso compromisso com o fomento à cultura e ao turismo, vetores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Vamos levar mais de 700 horas de programação a 25 localidades, fortalecendo o comércio, os serviços, a gastronomia e a rede hoteleira — especialmente em cidades fora do eixo dos grandes eventos culturais – gerando emprego, renda e visibilidade para as diferentes regiões. Esse caráter diverso, tanto geográfico, como social, está implícito no tema deste ano – ‘Nosso Lugar’ –, que pretende valorizar a conexão das pessoas com seu território, memória e identidade local”, explica o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.