Maestro Ethmar Filho - A Austrália perdeu um tesouro vivo
*Maestro Ethmar Filho 16/05/2025 15:59 - Atualizado em 16/05/2025 15:59
Ethmar Filho
Ethmar Filho / Reprodução/Facebook



Sir Alan Charles Mac Laurin Mackerras, maestro australiano, nascido nos Estados Unidos era uma autoridade nas óperas de Mozart e nas óperas cômicas de Gilbert e Sullivan. Ele foi por muito tempo associado à Ópera Nacional Inglesa e à Ópera Nacional Galesa; foi o primeiro maestro chefe australiano da Orquestra Sinfônica de Sydney. Ele também se especializou em música tcheca como um todo, produzindo muitas gravações para o selo tcheco Supraphon. Mackerras nasceu em Schenectady, Nova York, filho de pais australianos, Alan Mackerras e Catherine MacLaurin. Seu pai era engenheiro elétrico. Mackerras cresceu em uma família musical e sua mãe era imensamente culta.
Em 1928, quando Charles tinha dois anos, a família retornou a Sydney. Eles inicialmente moravam no subúrbio de Rose Bay e, em 1933, mudaram-se para o então subúrbio semi-rural de Turramurra. Mackerras era o mais velho de sete filhos. Estudou violino aos sete anos e mais tarde flauta. Ele estava musicando poemas aos oito anos e escreveu um concerto para piano quando tinha 12. Na escola St Aloysius, só para homens, ele participou das produções de Gilbert e Sullivan, interpretando os papéis de Kate em The Pirates of Penzance, Leila em Iolanthe e Ko-Ko em The Mikado. Não convencidos de que a música era uma profissão viável, seus pais afastaram o jovem Mackerras da tentação, enviando-o para um internato na The King's School. O foco da escola no esporte e na disciplina levou o jovem artista a fugir várias vezes, e ele acabou sendo expulso.
Em 1941, enquanto ainda estava no conservatório, começou a conseguir trabalhos profissionais de performance em Sydney, em parte porque ele era muito jovem para se juntar ao exército, enquanto músicos mais velhos tinham sido chamados para ir para a guerra. Em agosto de 1947, Mackerras casou-se com Judy Wilkins, uma clarinetista do Sadlers' Wells. Eles tiveram duas filhas, Fiona e Catherine. Fiona morreu de câncer em setembro de 2006.
Ele foi o maestro principal da Orquestra de Concertos da BBC de 1954 a 1956. Trabalhou em estreita colaboração com Benjamin Britten por um tempo até 1958, quando, durante os ensaios para a primeira apresentação da ópera Noye's Fludde de Britten , ele fez comentários sobre Britten gostar da companhia de meninos pré-púberes, e Britten posteriormente parou de falar com ele.
No início da década de 1980, ele conduziu duas transmissões de véspera de Ano Novo de óperas de Savoy para a BBC, e suas gravações de oito das óperas foram transmitidas em 1989 pela BBC Radio 2 como parte de uma série completa de Gilbert e Sullivan. Em 1980, ele também se tornou o primeiro não britânico a conduzir a Orquestra Sinfônica da BBC na Última Noite dos Proms. Em 1982, Mackerras foi o primeiro maestro australiano nomeado da Orquestra Sinfônica de Sydney, cargo que ocupou até 1985. Em agosto de 2008, foi anunciado como o novo presidente honorário da Edinburgh International Festival Society. Ele foi apenas a segunda pessoa a ocupar esse cargo, depois de Yehudi Menuhin. Como parte original do maior festival de artes do mundo, o Festival Internacional de Edimburgo apresentou apresentações de Mackerras ao longo de seis décadas desde a primeira em 1952.
Mackerras resumiu sua estratégia para trabalhar com uma orquestra da seguinte forma: “Acredito ser muito importante editar as partes orquestrais de forma explícita e tão completa quanto possível, para que os músicos possam tocá-las sem muito ensaio. Por exemplo, outro dia, toquei todas as sinfonias de Schumann com pouquíssimo ensaio. Como as partes estavam claramente marcadas, principalmente no que diz respeito à dinâmica, conseguimos tocá-las sem precisar de tanto trabalho preliminar, concentrando nossa atenção na interpretação em vez da questão técnica de quem toca muito alto ou muito baixo”. Mackerras morreu em Londres em 14 de julho de 2010 aos 84 anos, após sofrer de câncer.
Durante sua doença final, ele continuou a reger e foi programado para dirigir dois dos BBC Proms em 25 de julho e 29 de julho de 2010. O diretor dos BBC Proms, Roger Wright, anunciou que um Prom seria dedicado à memória de Mackerras. Wright prestou homenagem a Mackerras, dizendo "Sir Charles foi um grande maestro e sua perda será profundamente sentida pelos músicos e pelo público", enquanto Rory Jeffes da Orquestra Sinfônica de Sydney disse que a Austrália havia "perdido um tesouro vivo". Mackerras deixou sua esposa, Judy (1922–2014) e sua filha, Catherine. Seu funeral foi realizado em St Paul's, Covent Garden, em 23 de julho de 2010.

Maestro Ethmar Filho – Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS